Se você soubesse HOJE.  Por: Júlia Baumgratz

Se você soubesse HOJE que o seu funcionário no FUTURO lhe processaria por causa de um acidente de trabalho.

Se você soubesse que o valor do processo seria de aproximadamente R$200 mil reais.

O que você faria para evitar esse acidente de trabalho HOJE?

Você HOJE sabe se a sua empresa corre esse risco?

É possível que você faria uma busca minuciosa por problemas que poderiam causar esse acidente, já que demitir esse funcionário não é viável (tem alguém que possa substitui-lo? Quanto tempo para treinar um novo funcionário? Os processos estão padronizados e documentados para facilitar o substituto assumir as funções?).

Um dos objetivos de uma análise ergonômica, além de trazer conforto e melhorar a produtividade é fazer uma espécie de diagnóstico da empresa e tentar descobrir situações passiveis de algum tipo de acidente, seja por desvio de função, falta de treinamento, ou alguma prática comum que expõe o colaborador a algum risco que ele e/ou os técnicos não conseguiram identificar.

Quando feita da maneira correta a análise é uma forma de “blindagem” que a empresa é capaz de obter, ou seja, identificando e mitigando riscos além de fornecer informações para setores que podem planejar ações baseados nos dados coletados.

Assim, os consultores jurídicos das empresas podem ter acesso às informações que ajudam a documentar tudo de correto que a empresa faz, analisar ações que a empresa tem que visam redução dos problemas encontrados e como documentar as novas implementações de melhorias. Cria-se então um histórico de melhorias e comprova-se a intenção de estar em constante evolução na área de saúde e segurança.

Os dados coletados viram informações relevantes sempre que a coleta é minuciosa e alinhada com ações e avaliação de melhor custo/benefício.

Resumindo, você HOJE sabe se a sua Análise Ergonômica ajuda a reduzir essas possibilidades de acidente ? Não sabe? Descubra como podemos ajudá-lo. CLIQUE AQUI