Posicionamento das mãos e alcance no trabalho

Ao analisarmos a postura correta no trabalho não basta olhar apenas o posicionamento do corpo em relação à cadeira, mesa e computador, devemos também observar o posicionamento das mãos em relação ao teclado e mouse. 

O ideal é que pelo menos 1/3 do antebraço esteja apoiado na mesa. Os punhos devem estar paralelos à mesa, neutro, sem nenhum desvio para cima, para baixo ou para os lados. Tanto para o uso do teclado quanto para uso do mouse.  

Posicionando as mãos dessa forma você irá minimizar os danos que possam ocorrer nessas articulações devido sobrecarga pelo excesso de horas de trabalho. 

posicionamento correto das mãos no teclado

Além disso, existe uma distância ótima e máxima que um objeto deve estar em uma bancada ou mesa (seja no trabalho ou em casa).

O alcance ótimo é quando os objetos a serem alcançados ficam a uma distância em que o seu cotovelo pode permanecer a 90° para pegá-los. O braço não precisa esticar e seu tronco não mexe.

Já no alcance máximo seu braço precisa estar esticado para pegar o objeto, mas ainda assim seu tronco não se inclina.

Mas e quando até o tronco precisa se inclinar a frente ou ao lado para alcançar algo? Nesse caso o objeto está em uma posição inadequada e deve ser realocado dentro dessa distância máxima de alcance.

Essa organização previne o aparecimento de dor e/ou lesão em ombro e coluna.

posicionamento correto das mãos no teclado comsi

Aqui na ComSi trabalhamos com gestão em ergonomia, ginastica laboral para empresas, SIPAT e curso de gestão de estresse para gestores. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!