Ginástica Laboral por: Júlia Baumgratz
Antes de tudo, ela é a atividade realizada durante o período de trabalho, geralmente em uma das pausas obrigatórias.
Durante a atividade na empresa é obrigatório o cumprimento de pausas pelo colaborador, ou seja, por lei e pelas normas (NRs), as atividades de trabalho DEVEM ser interrompidas momentaneamente em intervalos de tempo programados.
A pausa pode ser simplesmente a saída e do posto de trabalho do colaborador ou pode ser ATIVA. Quando ativa, um profissional guia o colaborador na execução de uma atividade programada a, Ginástica Laboral (GL).
Toda Ginástica laboral é relevante?
Deveria ser porém, não é o que acontece! Apesar disso, muitos documentos já existentes na empresa podem auxiliar na elaboração da sequencia da ginástica aplicada. São eles:
- Análise Ergonômica do Trabalho,
- Relatórios do setor de medicina e segurança do trabalho (SESMT),
- Informações e pesquisas sobre as maiores queixas dos colaboradores por setor,
- entre outros
Dito isso, as empresas detêm informações suficientes para a elaboração da GL, isso a torna portanto, relevante. A GL quando desenvolvida de forma a auxiliar os colaboradores nos problemas causados pela prática de suas atividades de trabalho tornam os colaboradores mais assíduos a sua prática, ou seja, cria-se um circulo virtuoso.
Portanto, a Ginástica Laboral é uma forma de cuidar do colaborador.
Em algumas empresas a falta desse cuidado com o colaborador pode ocasionar um alto “turnover” (associados a outros fatores) assim, os custos da empresa podem subir relacionados desde custos com desligamentos e novas contratações até treinamentos, capacitações e horas extras. Enfim, o impacto na produtividade, bem-estar e na redução de afastamentos a torna uma importante forma de contribuir para o crescimento da empresa. Desta forma, na sua empresa hoje, você utiliza os dados que gera para transforma-los em informação relevante e em ações?
Confira como foi uma das nossas práticas de Ginástica Laboral: Clique aqui
Quer conhecer o que desenvolvemos para empresas? Clique aqui
Deixe um comentário