Análise Ergonômica: Como minha empresa pode se beneficiar com esse documento? por: Júlia Baumgratz
É muito comum as empresas fazerem uma Análise Ergonômica, mas não usarem os dados coletados a seu favor. Afinal, como fazer a minha empresa se beneficiar desses dados?
Transformando-os em informação. Vamos ver as 3 principais formas de transformar estes dados em benefícios para a empresa e para os colaboradores:
1. Evita Acidentes e consequentemente processos trabalhistas
Estudos sobre acidentes de trabalho costumam apontar um impacto grande/moderado da ausência de adequação ergonômica para a ocorrência/agravamento do acidente. Portanto, uma análise bem feita permite a identificação de problemas, proposta de soluções e acompanhamento das mudanças evitando assim acidentes.
Consequentemente evita-se gastos com reparações, indenizações e processos – citando alguns gastos além dos processos trabalhistas: despesas médicas, odontológicas, hospitalares, farmacêuticas – incluída cirurgia reparadora, auxilio-acidente, seguro de acidente, reabilitação, entre outros
Empresas com índice de acidentes alto são penalizadas de forma mais expressiva pelo aumento do índice do RAT (Riscos Ambientais do Trabalho) no cálculo da alíquota destinada ao custeio dos benefícios devidos aos trabalhadores que sofreram acidentes de trabalho.
2. Comprovação dos itens que não oferecem fator de risco ou têm os riscos anulados por intervenção da empresa.
A comprovação de ação da empresa para reduzir/eliminar riscos auxilia o setor jurídico em diversas ocasiões. Entre elas:
- Documentação de ausência de riscos de itens por medidas realizadas durante a fase de coleta de dados.
- Auxilio de implementação de itens ao Regimento Interno e boas práticas da empresa, treinamento específico e documentado aos colaboradores para reduzir os riscos encontrados, pois, auxilia na fundamentação da Justa Causa por imperícia.
- Desenvolvimento de estratégias para documentação de uso e conscientização do uso de EPIs.
- Documentação correta e de fácil acesso, portanto evita multas relacionadas a fiscalização por órgãos do governo.
- Dados compatíveis, de fácil acesso e visualização para a inserção dos mesmos ao e-social, com isto, Evita erros de preenchimento e ganha tempo para a empresa.
Portanto, evita multas, auxilia em processos trabalhistas em andamento e futuros, aumenta a robustez de documentação da empresa em relação a saúde.
3. Auxilio na contratação para determinados setores
O fornecimento de informações relevantes para o setor de Recrutamento e Seleção e Recursos Humanos facilita diversas atividades como:
- Fornece informações relevantes para que a contratação esteja conforme as normas regulamentares (NR-17). Assim, evitando multas.
- Fornece informações de como é o nível de stress, monotonia, entre outros da função e permite uma escolha mais acertada de perfil para a contratação. Por isso, reduz custos de contratação, desligamento, treinamento
- Fornece informações sobre a organização e ambiente, uma vez que faz entrevista com funcionários, que pode fundamentar ações para promover saúde e bem estar aos colaboradores, consequentemente, melhora da produtividade
Portanto, evita multas, reduz custos com recrutamento e seleção e pode melhorar a produtividade.
Sua empresa faz uso das informações da Análise Ergonômica do Trabalho para lucrar mais? Ou só guarda ela na gaveta? Converse conosco. Fale com a Ergonomista
Deixe um comentário