Exercícios: Os efeitos a longo prazo no nosso cérebro. Por: Luiza Diniz

Exercício físico é uma das principais atividades de transformação que você pode fazer pelo seu cérebro nos dias de hoje. Uma atividade laboral bem-feita de 15 a 20 minutos todos os dias no seu trabalho pode resultar em benefícios enormes. 

Um simples exercício tem efeitos imediatos no seu cérebro, assim que iniciamos uma atividade os níveis de neurotransmissores como dopamina, serotonina e noradrenalina. Estudos demonstraram que uma simples atividade física pode melhorar nossa habilidade de foco e esse aumento pode durar por pelo menos 2 horas após a realização do exercício. Além disso, os estudos têm nos mostrado que há também uma melhora no nosso tempo de reação/resposta nas nossas tarefas do dia a dia. 

Um outro ponto dos estudos mais recentes em neurociências tomando como base a prática de exercícios em longo prazo é a melhora na nossa capacidade de atenção depende do nosso córtex pré-frontal. Logo, nós não só melhoramos no foco e na atenção, mas existe também um aumento de volume no nosso hipocampo. 

A parte mais transformadora que o exercício a longo prazo nos traz é os efeitos protetivos no nosso cérebro. Pense no cérebro como um músculo do seu corpo quanto mais você exercitar, maior e mais forte o seu hipocampo e córtex pré-frontal vai ficar. E por que isso é importante? 

Porque o córtex pré-frontal e o hipocampo são as duas áreas mais susceptíveis a doenças neurodegenerativas e ao desgaste natural da idade. Portanto, se você aumentar os exercícios físicos durante sua vida as chances e possibilidades dessas doenças se desenvolverem serão menores. 

Importante: você não precisa ficar um triatleta para que isso tudo aconteça. O grande secreto é se exercitar pelo menos de 3 a 4 vezes por semana com uma duração de 20 a 30 minutos. 

Trazer uma ginástica laboral para seus colaboradores não irá apenas aumentar os indicadores de produção e sucesso na empresa, como também irá trazer mais felicidade e mais qualidade de vida para todos. 

Exercício cérebro

Vamos manter nosso cérebro ativo.