Como surgiu a ginástica laboral? Quais tipos existem? por: Luiza Diniz

A ginástica laboral, se refere às atividades físicas personalizadas para os colaboradores que estão em home office ou dentro da empresa. Assim, pode ser qualquer atividade física que ajude a manter o corpo em movimento durante o expediente de trabalho, para assim impedir futuros problemas.

Dito isto, a prática é uma medida para auxiliar no combate aos principais problemas laborais como por exemplo: má postura corporal, cansaço, estresse, movimentos repetitivos, entre outros.

Há relatos que a ginástica surgiu em 1925, junto com a revolução industrial. Portanto, justamente devido a uma alta demanda dos funcionários na época, uma que vez o número de lesões por esforços repetitivos e distúrbios relacionados ao trabalho aumento consideravelmente.

No Brasil, as primeiras manifestações de atividades físicas entre funcionários foram registradas em 1901. Uma das pioneiras foi o Banco do Brasil que começou a investir em opções de lazer e esporte para os seus funcionários, com a posterior criação da Associação Atlética do Banco do Brasil(AABB).

Existem vários tipos de ginástica laboral. As mais conhecidas são a Preparatória e a Compensatória, vamos lá aos estilos:

  1. Ginástica corretiva: Esta tem o objetivo de corrigir futuros problemas que o empregado poderá ter. Como um trabalhador braçal, ele poderá ter futuros problemas nos braços e costas, a ginástica corretiva irá prevenir futuras lesões.
  2. Ginástica compensatória: Esta ginástica serve para quebrar a monotonia do trabalho, como alguns empregos fazem o trabalhador pouco se mover, como de escritório. Assim, o objetivo é fazer o colaborador se mexer e corrigir postura para não ter problemas futuros.
  3. Ginástica preparatória: Nesta o objetivo desse alongamento é fazer antes da atividade laboral, com o propósito de alongar os músculos que serão utilizados durante a jornada de trabalho. Além disso, esse alongamento ajuda na circulação de sangue e a concentração.
  4. Ginástica preventiva: Essa é a que trata de forma diferente em relação com as outras, com o objetivo de melhorar a saúde do colaborador e prevenir futuras lesões, esse alongamento serve para perder peso e ajudar na melhor circulação do sangue, fazendo o funcionário ter melhor saúde, evitando que ele se ausente por diversos problemas, além de aumentar sua autoestima.
  5. Ginástica de relaxamento: Por último, a ginástica de relaxamento tem utilidade depois do expediente, tem o objetivo de reduzir as tensões no corpo dos trabalhadores e assim, ter mais descanso e a sensação de relaxamento que é proposto na atividade.

Sua empresa hoje sabe exatamente qual é a sua demanda? Enfim, é importante entender qual a melhor prática dentro da sua empresa para alcançar os objetivos futuros.

Entre em contato direto conosco. Será um prazer ajudar!